segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Wroclaw, Dobrzykowice e Market Square

Estou morando em uma cidade chamada Wroclaw ou Breslávia (em português), mais precisamente em um vilarejo chamado Dobrzykowice – uns 7 km distante da cidade. É a quarta maior da Polônia – atrás de Varsóvia, Cracóvia e Lódz –, com aproximadamente 700 mil habitantes. Conta com cinco rios e mais de cem pontes. É muito arborizada e, como recebe muitos turistas todos os anos, em todo o local alguém fala inglês – o que é excelente no início do Intercâmbio.

Uma parte de Dobrzykowice.
Nesse sábado (31), conheci um dos maiores pontos turísticos de Wroclaw, se não o maior, o Market Square. Para chegar ao local tive de andar de ônibus até a cidade – já que moro em um vilarejo – e de “trem” até o centro da cidade. O mais interessante foi ver a diferença para com o Brasil já no transporte, onde não há cobrador e cada pessoa fica responsável por pagar a própria passagem, e o faz. Outra diferença notável foram os “túneis” construídos para as pessoas atravessarem as mais movimentadas ruas da cidade, diferente das nossas passarelas que ninguém usa, ou é roubado quando usa.
O  "trem" que citei acima.

Um dos "túneis" citados.
Após cerca de uma hora, estava no Market Square. Que lugar enorme e bonito. Todos os tipos de comidas disponíveis – menos a brasileira, uma pena. Um quarteirão com as mais diversas coisas para o turista conhecer, desde lojas e restaurantes até artistas de rua dos mais diversos cantos do mundo. Um show de talentos e imagens. Fora o quarteirão de lojas, havia dois Shoppings nas esquinas e uma praça, muito bonita, por sinal.
O Market Square de Wroclaw.
                               

Um dos artistas de rua.
Após cinco horas na “função”, ainda fui conhecer um festival local, e foi muito diferente. A dança polonesa é, no mínimo, legal de se ver. Pessoas das mais variadas idades dançando, pulando e se divertindo.  
Tudo o que vi foi demais, mas não penso que acabou aqui, ainda há muito a se descobrir. 


PS.: Desculpem pela excessiva repetição da palavra diferente, mas é tudo tão diferente (hahaha).

Não achei uma boa tradução para Market Square, por isso a palavra está sempre em inglês. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário