quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Primeira semana, primeiras impressões

Brasão de armas da Polônia.
Quinta-feira, dia 05/09, faz uma semana que moro na Polônia. E o tempo voou. Aprendi um pouco de polonês e, olha, não é fácil. Para me apresentar ao Rotary local (Wroclaw) tive que, em dez minutos, aprender a falar: Mam na imię Guilherme Bernardi. Mam ośiemnaście lat. Yestem z Brasylii. Mas está tudo muito bom. Alegria, alegria – diria Ronaldinho Gaúcho.

Comecemos pela comida; a comida aqui é boa, excelente, poderia dizer, comparado ao que esperava. Praticamente tudo que comi aqui já havia experimentado no Brasil, a única diferença é o modo de preparo. Tratando-se de alimentação, minha única ressalva é a eles tomarem as bebidas na temperatura ambiente, traduzindo, água morna, suco quente... É bem difícil pra quem, como eu, está acostumado a beber coisas geladas. Fora isso, a falta de comida brasileira (arroz, feijão e churrasco) e o fato de não almoçarem (jantam umas cinco horas da tarde e depois ceiam perto das nove), tudo bem.

O povo; cheguei aqui esperando que o senso comum se concretizasse: “O povo europeu é frio”. Mas não é assim, pelo menos não na Polônia; todos foram muito receptivos para comigo. É um povo diferente do brasileiro, são educados (nem todos, é claro), e são, praticamente todos, magros, loiros e de olho claro. O único problema é, como sempre, o senso comum em relação ao Brasil – acharem que temos animais selvagens em todo o lugar, por exemplo.


A escola; faz quatro dias que estou frequentando a escola, de novo. É muito estranho não entender nada e ter que moscar durante, aproximadamente, seis horas por dia (não é aquela moscada boa, de raiz, toco y me voy; é aquela moscada que tu é obrigado a moscar, é chato, cansativo); inclusive, tive aula de alemão em polonês, imagine como foi. Moscagem nível master. Pelo menos, estudo com outros três intercambistas, algo que alivia o dia. Posso usar o inglês e “boa”, porque o polonês ainda é meio impossível, na verdade, é impossível mesmo.

PS.: A foto não tem nada a ver com o post, mas fica melhor um post com foto.

2 comentários: